Festival Lollapalooza completa 25 anos; relembre shows históricos | Curta Balada
Curta Balada
Festival Lollapalooza completa 25 anos; relembre shows históricos
Festival Lollapalooza completa 25 anos; relembre shows históricos

Um dos maiores festivais de música do mundo, o Lollapalooza completa 25 anos este mês, chegando a sua 20ª edição nos Estados Unidos, novamente realizada em Chicago.

Criado há 25 anos pelo vocalista Perry Farrell, o encontro tem um currículo invejável de shows de vários dos nomes mais relevantes do rock e pop dos últimos 25 anos.

Mais do que um mero festival, o Lolla se notabilizou por apresentar e projetar artistas a gerações que viviam os ecos do grunge e de seus filhotes, ainda hoje influentes.

Nesta rica e diversa história, que em 2012 chegaria ao Brasil, não faltaram shows históricos, entre eles a consagração do Pearl Jam, o teste de fogo da novata Lady Gaga e a última grande apresentação dos Ramones.

Mas não foi só isso. Veja abaixo alguns momentos históricos do Lollapalooza.

https://www.youtube.com/watch?v=0TtbwvOH_uQ
Consagração do Pearl Jam
Em meio a uma escalação de peso que incluia Red Hot Chili Peppers, Soundgarden e The Jesus and Mary Chain, quem roubou a cena no Lollapalooza de 1992 foi o ainda iniciante Pearl Jam. Realizada à luz do dia, a apresentação intensa e musicalmente competente de Eddie Vedder e cia fez história no festival. Depois da apresentação, baseada no clássico “Ten”, o grupo se tornou um fenômeno em popularidade, chegando a parear na época com o Nirvana e se mantendo até hoje no topo.

https://www.youtube.com/watch?v=RzVV4NtC-wU
Ramones dão adeus
Primeira e derradeira aparição dos Ramones no Lolla, o show de 1996 marcou também o último grande show espetáculo dos pioneiros do punk antes do anúncio do fim de suas atividades, o que aconteceria semanas depois. De baixo de sol forte, o grupo não se intimidou e mandou seu set básico, bem semelhante ao da última passagem pelo Brasil, em março do mesmo ano. Para muitos —os mais radicais—, o próprio rock morreria ao fim naquela edição do festival, realizada em New Orleans, que também contou com Metallica e Soundgarden.

https://www.youtube.com/watch?v=vrKm4P2_eos
Lady Gaga antes da fama
A primeira vez de Lady Gaga no Lollapalooza aconteceu em 2007, quando ainda era uma compositora desconhecida de cabelo castanho. Mesmo com um show praticamente sem produção e cantando (de biquíni) ao lado da “xará” Lady Starlight, ela foi a grande revelação do festival daquel ano. A crítica aprovou a salada eletrônica da cantora, chegando a defini-la como uma salutar mistura de Billy Idol, Madonna e Peaches. Gaga viraria um foguete pop dali adiante.

fonte:UOL

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br