Curta Balada
FESTA JUNINA 01 A 30 DE JUNHO
FESTA JUNINA 01 A 30 DE JUNHO

Todos os anos, uma grande batalha acontece. Armadas com forró, repentes, comidas típicas, grandes shows e muita quadrilha, as cidades nordestinas de Campina Grande e Caruaru disputam o título de “maior São João do mundo”.
Dá tempo de se planejar: são 30 dias de tradição e costumes regionais. Campina Grande fica a 133km de João Pessoa (PB) e realiza a festa desde 1983. Caruaru, a 135km de Recife (PE), inaugurou o evento em 1994.
Os mais apaixonados podem até visitar as duas festas e tirar a prova. Apenas 143 km separam as duas cidades, pela BR-104.
Qual é a boa?
No Parque do Povo, em Campina Grande, vários espaços permitem escolher entre a ferveção e as áreas mais tranquilas, para ficar com a família. Um diferencial é o Expresso do Forró, uma locomotiva animada por trios que sai da Estação Velha e segue até o distrito de Galante, um lugarejo que encanta os turistas.
Já em Caruaru, quadrilhas com milhares de integrantes, comidas típicas gigantes (já imaginou o maior pé de moleque ou o maior quentão do mundo?) e muito forró lotam o Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, no Centro, e outros quatro polos de atrações na cidade. Os grupos de pífano – espécie de flautim – são uma atração à parte.
Dicas de amigo
A entrada nos parques é gratuita. Mas prepare o bolso, porque é impossível resistir aos produtos típicos. Além das barraquinhas dentro da festa, as duas cidades têm mercados regionais imperdíveis.
Campina Grande conta com rede hoteleira variada. Pesquise bastante antes de reservar, porque diárias mais baratas indicam serviço à altura. É possível também ficar em João Pessoa e contratar um passeio de ônibus ou van.
Em Caruaru, as diárias mais em conta geralmente significam que não há área de lazer. Não perca tempo no hotel e visite o bairro Alto do Moura, onde ficam o maior centro de arte figurativa da América Latina, os ateliês abertos e os melhores restaurantes regionais.
O clima pede roupas leves para passear nas cidades de dia (temperatura entre 28 e 30°C) e um casaquinho ou blusa xadrez para proteger do frio (média de 18°C) à noite.

“Olha os noivos. É verdade!”
A prefeitura de Campina Grande organiza um casamento coletivo de verdade no dia de Santo Antônio (13/6), com a primeira valsa dos casais ao som das sanfonas.

Mestre Vitalino
Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963) nasceu em Caruaru. Ele retratou em esculturas o povo sertanejo e cenas da maior feira livre do Nordeste, outro orgulho da cidade.

Ouro colorido
Campina Grande é pioneira na produção do algodão que já nasce colorido. A Estação Velha abriga acervo de antigas peças do maquinário e objetos das fábricas locais.

A quadrilha
A coreografia típica das festas juninas tem origem em uma dança de salão francesa, que se fundiu com manifestações regionais no Brasil.

Cachaçarias
Nas lojas, centenas de cachaças para degustação. As mais caras têm preço de uísque e as mais baratas são também as mais tradicionais. Delícia para ser apreciada com moderação.

fonte: uol.com

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br