Curta Balada
Discos mais aguardados de 2016
Discos mais aguardados de 2016

Promete ser quente o ano de 2016 para lançamentos internacionais e nacionais. Roger Waters, Rolling Stones, U2, The Killers, David Bowie, Elton John, Mettalica, Red Hot Chili Peppers e Radiohead formam uma seleção de gigantes que devem soltar novidades nos próximos meses. Veja alguns deles a seguir, sem nenhuma ordem em particular.
1 – Curumin

Expectativa: até o final do ano

O multi-instrumentista, cantor e compositor paulista vai misturar samba, MPB, funk e rap em seu quarto disco. MCs nacionais e internacionais devem fazer parceria com ele nessa gravação, patrocinado pela Natura Musical. Quatro shows de lançamento, em São Paulo e no interior do estado, já estão confirmados.

2 – David Bowie

Expectativa: 8 de janeiro

O próximo álbum de David Bowie, Blackstar, tem lançamento marcado para 8 de janeiro de 2016, data na qual o astro comemora 69 anos. O rock eletrônico alemão do krautrock, hip-hop, pop e jazz se misturam no 25° registro da carreira do lendário artista. Com 42 minutos de música, a obra conta com a participação de James Murphy, do LCD Soundsystem, como percussionista em duas faixas.

3 – Elton John

Expectativa: 5 de fevereiro

Elton John chegará ao 33º álbum de estúdio no próximo mês de fevereiro, com o lançamento de Wonderful Crazy Night. O disco foi coproduzido pelo próprio músico em parceria com T-Bone Burnett e gravado no estúdio Village, em Los Angeles.

4 – Gorillaz

Expectativa: até o final do ano

“Estou bem no começo de um novo disco do Gorillaz. Até agora, ele está bem rápido e tem bastante energia”, disse Damon Albarn recentemente à Rolling Stone EUA. Jamie Hewlett, cocriador do grupo ao lado de Albarn, confirmou ao DIY em 2015: “Vai ser no ano que vem. Não quero contar muito sobre isso, mas estou naquela fase de experimentação.”

5 – The Killers

Expectativa: até o final do ano

“Estamos compondo. Por isso, estamos no início do processo”, declarou à NME o líder do Killers, Brandon Flowers, sobre o primeiro disco do grupo desde Battle Born (2012). Acrescentando que “Em um mundo perfeito, os fãs conseguirão ouvir o novo material no final de 2016”.

6 – Megadeth

Expectativa: 22 de janeiro

Dystopia, o 15º álbum de estúdio da banda de heavy metal, marca a estreia de dois novos membros no grupo: na guitarra, o músico brasileiro Kiko Loureiro substitui Chris Broderick, enquanto Chris Adler – que não é membro fixo do Megadeth – ocupa o lugar de Shawn Drover na bateria.

7 – Metallica

Expectativa: até o final do ano

“Não quero dizer que já fizemos um terço do disco, dois terços ou um oitavo. Tudo pode acontecer e mudar isso. Mas, no final das contas, vocês terão um novo disco do Metallica. Provavelmente em 2016 ou, na pior das hipóteses, no começo de 2017”, afirmou o guitarrista Kirk Hammett, em novembro, a uma rádio. Resta torcer para que as forças conspirem a favor e o novo álbum, o primeiro deles desde Death Magnetic (2008), saia logo.

8 – Primal Scream

Expectativa: 18 de março

Os roqueiros escoceses do Primal Scream já anunciaram o título e a tracklist do 11° álbum de estúdio da banda. Chaosmosis será lançado em 18 de março pelo selo próprio do grupo, o First International, e terá dez faixas. O disco será o sucessor do aclamado More Light (2013), que apresentou o single “It’s Alright, It’s OK”. Beautiful Future, álbum de 2008, foi o primeiro deles sem o guitarrista Robert “Throb” Young, membro-fundador do grupo. Ele deixou a formação em 2006 e morreu em 2014.

9 – Radiohead

Expectativa: até o final do ano

O guitarrista da banda, Jonny Greenwood, já confirmou que o novo disco dos britânicos está finalizado e adiantou que o grupo está planejando o lançamento em 2016, com uma turnê de divulgação. A mais recente gravação do Radiohead foi King of Limbs (2011).

10 – Red Hot Chili Peppers

Expectativa: até o final do ano

Ainda não há nome ou data de lançamento, mas o 11° álbum do Chili Peppers deve sair em 2016. Segundo o vocalista Anthony Kiedis, o material será revelado em breve e está no mesmo nível dos clássicos do grupo, que têm faixas como “Californication”, “Give It Away” e “Under the Bridge”.

11 – Roger Waters

Expectativa: até o final do ano

“Estou no meio desse trabalho”, declarou Waters sobre o que será o quarto disco solo do músico e o primeiro desde Amused to Death, lançado em 1992. Assim como a mais celebrada obra do artista (The Wall, álbum criado essencialmente por ele com os então companheiros de Pink Floyd), o registro será conceitual e terá a guerra como tema principal. O lançamento será composto, segundo o músico, de 12 canções inéditas e de outras seis já reveladas. “Estou brincando com a ideia de transformar isso em um show de arena”, disse Waters.

12 – Rolling Stones

Expectativa: até o final do ano

Depois de Keith Richards ter dito que gostaria de entrar em estúdio em abril de 2016 para começar a gravar o próximo disco dos Rolling Stones, Ronnie Wood indicou uma nova data: dezembro de 2015. Não rolou, mas a novidade pode vir antes do que se imagina. Os britânicos, que passarão pelo Brasil em fevereiro, não lançam um álbum novo desde A Bigger Bang (2005).

fonte:rollingstone.uol.com.br

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br