Curta Balada
Dia 09 de Março dia internacional do DJ
Dia 09 de Março dia internacional do DJ

Nesta segunda-feira, 9 de Março, é comemorado o dia internacional do DJ. A data foi instituída pela Unesco em 2002 e desde então a ideia é fazer com que DJs de todo o mundo doem parte dos seus cachês arrecadados neste dia (ou semana) para instituições de caridade assistidas pelas fundações “World DJ Fund Foundation” e a ” Nordoff Robbins Music Therapy”.

Como surgiu o DJ
O termo Dee Jay surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, dando nome aos profissionais do rádio que selecionavam as músicas que seriam tocadas. Nos anos 70, eles saíram das rádios e foram para as pistas das discotecas. Nessa época já se utilizada da técnica oriunda do dub, vertente do reggae, herdada dos imigrantes jamaicanos, que cortavam manualmente o trecho da música no rolo de fita dat e colavam fazendo assim suas versões musicais que até hoje chamamos de samplear e remixar.
No Brasil, o primeiro “discotecário” oficial foi o Sr. Oswaldo Pereira, que animava os bailes dos anos 50, utilizando apenas um toca-discos. Na década de 70, os DJs/radialistas Big Boy e Ademir, apesar de pouca técnica, sempre utilizavam o microfone para interagir com o público.

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br