Curta Balada
Nove coisas que você não sabia sobre Kurt Cobain
Nove coisas que você não sabia sobre Kurt Cobain

A rebeldia de uma das vozes mais marcantes e polêmicas do rock faria aniversário hoje: há exatos 48 anos, Kurt Cobain nascia e mudaria toda a cena da música com o Nirvana, até morrer aos 27 anos, em 1994, após cometer suicídio.

Entre muitas histórias e lembranças, sobrassaem-se alguns fatos curiosos, que refletem quem foi Kurt Cobain. Veja:
1) Ele casou-se de pijamas

Isso mesmo: talvez para provar que ele não levava a vida tão a sério – e nem o casamento – Kurt casou de pijamas com a também polêmica Courtney Love, no dia 24 de fevereiro de 1992, em uma praia do Havaí. O motivo dado por Kurt? “Sou muito preguiçoso para colocar um terno”.

2) Kurt trabalhou como faxineiro do próprio colégio

A rebeldia do vocalista vem de longa data. Ele trabalhou como faxineiro no colégio Weather Max, pouco tempo depois de deixar a escola. Fala-se até que o faxineiro que aparece no clipe Smells Like a Teen Spirit era uma piada interna entre os integrantes da banda.

3) Quando se viu na TV pela primeira vez, ele ligou para a mãe

Ah, vai dizer que você não faria isso? Kurt era gente como a gente. Assim que se viu na TV pela primeira vez, no programa 120 minutes, da MTV, Cobain ligou para a sua mãe: “olha eu ali!”, disse. E ficava falando: “olha eu de novo”, a cada vez que aparecia. Era o orgulho da mamãe.
4) Ele escreveu a música Polly após ler um artigo de jornal

A música Polly relata abuso e violência sexual do ponto de vista de um estuprador. Kurt Cobain escreveu a música após ler um artigo de jornal de um caso de uma menina de 14 anos que foi estuprada e torturada.

5) Kurt Cobain apareceu de cadeira de rodas em um show
Mas ele não precisava realmente de uma cadeira de rodas. Cansado de rumores de que tinha sido preso – Kurt estava com problemas com drogas e tinha constantes overdoses -, ele resolveu usar uma peruca loira e entrar de cadeira de rodas no Reading Festival, em 1992.

6) A origem de Smells Like Teen Spirit foi um desodorante

Talvez a mais famosa das canções do Nirvana, Kurt Cobain escreveu Smells Like a Teen Spirit inspirado em uma pichação de sua amiga: ela escreveu “Kurt Smells Like Teen Spirit” em sua parede. Kurt interpretou a mensagem de forma revolucionária, mas Teen Spirit, na verdade, era a marca de um desodorante que a sua então namorada Tobi Vail usava.

7) Cobain tinha um amigo imaginário que foi até inspiração para uma peça

Assim como muitas crianças, Kurt Cobain tinha um amigo imaginário, chamado Boddah, com que conversava constantemente. A história foi inspiração para o tema de uma peça de teatro em São Paulo, a Aberdeen – Um possível Kurt Cobain, em 2012.

8) Em entrevista, Kurt disse que era “gay de espírito e bissexual”

Em entrevista para a The Advocate, Cobain disse que era “gay de espírito” e que “provavelmente poderia ser bissexual”. E ainda afirmou que, se ele não tivesse achado Courtney Love, seguiria com uma vida bissexual.

9) Ele foi preso duas vezes em Aberdeen, sua cidade natal

Kurt foi preso por pichar um edifício em 1985 e, um ano depois, por invadir o telhado de um armazém abandonado.

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br