Curta Balada
CARNAVAL FORA DE ÉPOCA JANEIRO A DEZEMBRO
CARNAVAL FORA DE ÉPOCA JANEIRO A DEZEMBRO

Existe época para o carnaval no Brasil? Para quem quiser pular nas micaretas que acontecem durante todo o ano, a resposta é não! Na programação, pelo menos uma festa por mês, de janeiro a dezembro. O carnaval fora de época começou como uma opção para que cidades do interior baiano conquistassem turistas sem disputar com Salvador. Hoje, é fator de decisão para férias e viagens de muita gente animada.
Axé music e muita paquera definem as micaretas. A festa acompanha as tendências e já incorporou o sertanejo, o forró e a música eletrônica. Os casais que são fãs do agito convivem harmoniosamente com o público solteiro.
Qual é a boa?
Nas grandes micaretas, como o Carnatal, o Fortal e o Carnaporto, uma opção é fazer o percurso dos trios, em que cada desfile dura em média quatro horas. Mas é possível também comprar ingressos para arquibancada e camarotes. Depende do seu estilo: mais juntinho da energia da galera ou mais perto do buffet completo.
Do Nordeste, os carnavais fora de época se espalharam pelo Brasil. O Carnafacul, que surgiu como um festival universitário, hoje sai em turnê por todo o Brasil e recebe tanto calouros como veteranos, sem preconceito. No Sul, o destaque vai para a Folianópolis, conhecida como a micareta mais bonita do Brasil. Em Minas Gerais, a Gevê Folia atrai milhares de pessoas a Governador Valadares, no leste do estado.
Dicas de amigo
É importante se programar e ficar atento aos sites oficiais dos eventos, porque a venda dos abadás começa vários meses antes e os primeiros lotes se esgotam rapidinho.
Para dançar e pular a noite inteira, um calçado confortável e refeições leves são indispensáveis. Para quem vai aproveitar o open bar, é fundamental deixar o carro em casa. A micareta é caracterizada também por muito “calor humano”, portanto, hidrate-se. Todos os grandes eventos contam com estrutura de atendimento médico e de ambulância, mas ninguém vai querer interromper a folia, né?

CURIOSIDADES
Micareta?
Diz a história que o nome é uma junção de “mi-carême”, festa francesa realizada no meio da quaresma, e “careta”, em alusão às máscaras dos foliões.

Abadá
Era um traje utilizado pelos escravos, adotado depois pelos capoeiristas. Nos anos 1990, o Asa de Águia lançou uma versão semelhante à atual. Hoje, a ordem é customizar!

Trio elétrico
Inventado em Salvador em 1949, por Osmar Macedo e Antônio Adolfo do Nascimento (o Dodô), foi o trio que permitiu a invenção do carnaval fora de época.

Axé Music?
O estilo mistura o ritmo dos afoxés e blocos afro com o som dos trios elétricos e melodias caribenhas, como salsa, merengue, reggae e lambada. Só sucesso!

Preparo físico?
Em uma micareta você pode perder de 450 a 900 calorias por hora. Fique esperto: a alimentação e a hidratação devem acompanhar esse ritmo.

Fonte:uol.com

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br