Curta Balada
Adeus ao .MP3? Nova tecnologia chegará ao mercado em Julho
Adeus ao .MP3? Nova tecnologia chegará ao mercado em Julho

Native Instruments recria .mp4 e promete revolucionar a indústria musical com o “Stems”.

Um novo formato de áudio digital, que possibilita ao DJ modificar os elementos musicais que compõe uma faixa durante a sua apresentação, é a nova aposta da Native Instruments. Sem precisar estar dentro de um estúdio ou usando softwares como o Ableton Live, a idéia é que o Dj possa transformar uma música cheia de vocais em uma música instrumental, ou então usar a famosa linha de grave de “Good times” junto com o Hi-hat da última produção de Danilo Plessow.

Chamada de “Stems”, a nova tecnologia faz com que uma simples faixa .mp4, quando aberta no Traktor, apresente quatro grupos de instrumentos, os quais compõe a faixa completa. Não necessáriamente existe uma regra de como agrupar os elementos, mas digamos que basicamente seriam: Linhas de grave, médios, agudos, e vocais.

Pra quem nunca discotecou ou produziu parece que todo esse trabalho não faz a menor diferença, afinal o DJ já faz isso sem precisar de uma nova tecnologia, transitando do grave de uma faixa ao grave de outra, mixando-as de modo que nem percebemos quando uma termina e a outra começa. A verdade é que se a aposta da Native Instruments vingar, o estilo de produzir e de discotecar irá mudar totalmente, possibilitando a criação de faixas inéditas ao vivo, sem a necessidade de técnicas mais complexas.

A idéia dos criadores da Stems é popularizar a nova tecnologia e encorajar os seus concorrentes, como a Serato, a adotarem o novo formato. O desenvolvimento é open source e fará com que grandes empresas possam usar suas próprias interfaces. Será mesmo que essa idéia passará adiante? Ou será reijeitada pelos concorrentes?

Para se aprofundar mais sobre o assunto assista este vídeo (em inglês):

https://youtu.be/sKYk8hWrzcs

Phouse

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br