Curta Balada
A consolidação de Henrique & Juliano
A consolidação de Henrique & Juliano

Camarim cheio, muitas risadas e clima de comemoração. Alguns minutos antes, Henrique & Juliano registraram sua participação no próximo DVD de Victor & Leo, “Irmãos”, previsto para chegar ao mercado em abril. Juntas, as duplas interpretaram “10 Minutos Longe De Você”. Não por acaso, a canção mescla a pegada pop rock de Victor & Leo com o arrocha romântico que os fãs de Henrique & Juliano conhecem muito bem. Assim como também não foi por acaso que, mesmo com uma execução perfeita, o público tenha pedido para os sertanejos repetirem a música.

Henrique & Juliano começaram 2015 fazendo parte do seleto grupo das duplas mais populares do país. Falando apenas em rádio, eles emplacaram uma sequência de dez semanas em primeiro lugar com o hit “Cuida Bem Dela”. A faixa substituiu à altura “Até Você Voltar”, que já havia estourado nacionalmente. Ambas fazem parte do segundo DVD dos irmãos nascidos em Palmeirópolis (TO), “Ao Vivo Em Brasília” (Som Livre), gravado em 12 de abril do ano passado e lançado em setembro. “Esse trabalho nos colocou num patamar totalmente diferente. Por conta do êxito do projeto, conhecemos lugares antes inimagináveis”, comemora Juliano. “Um desses lugares é o Nordeste. Sempre fizemos shows em regiões onde os artistas do sertanejo estão acostumados a tocar, como a capital e o interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas são poucos os artistas do segmento que se destacam no Nordeste”, completa Henrique, aproveitando para citar outra praça aberta graças ao DVD – os Estados Unidos, onde a dupla esteve no fim de fevereiro. Entre os dias 20 e 22, ela passou por Atlanta, Newark e Boston.

Se o rádio é um dos pilares de divulgação de Henrique & Juliano, a internet é o outro. Em entrevista publicada na edição nº 159 de SUCESSO! (setembro/2014), o empresário Wander Oliveira já havia dito que os dois meios caminham juntos. “Com isso, a música está cada vez mais nas mãos das pessoas. Hoje, qualquer um que acessa a internet pode montar o seu próprio repertório, com os artistas e músicas que quiser”, analisou o manager. Para provar a confiança em plataformas digitais, todas as músicas do DVD “Ao Vivo Em Brasília” foram disponibilizadas no YouTube. A tática transformou o canal de Henrique & Juliano num dos principais do segmento sertanejo, com quase 400 milhões de visualizações e cerca de 660 mil inscritos. No mês que o DVD foi lançado, os principais vídeos da dupla tiveram aumento médio de 300 mil visualizações por dia. O sucesso dos irmãos no YouTube gera fenômenos como o que aconteceu com o single “Cuida Bem Dela”. Mesmo antes de ser lançada oficialmente nas rádios, a música já contabilizava 21 milhões de visualizações. Desde então, esses números cresceram ainda mais. “Cuida Bem Dela” e “Até Você Voltar” já computam 70 milhões de visualizações cada.

A resposta tem sido tão positiva que Henrique & Juliano também levaram a visitação do site em consideração na hora de escolher a nova música de trabalho. Nesse caso, “Mudando de Assunto” despontou como a preferida pelo público entre as que ainda não haviam sido trabalhadas. Curiosamente, ela aparece com uma quantidade de visualizações semelhante à de ”Cuida Bem Dela” quando esta começou a tocar no rádio. “Sempre acompanhamos o que a galera tem falado sobre o disco e percebemos que “Mudando de Assunto” é uma ótima aposta, até porque é bem diferente do que temos lançado”, explica Henrique. A faixa manterá o clima romântico dos dois singles anteriores, porém com uma pegada mais acústica. “A letra dela é uma receita de como manter um relacionamento sempre em harmonia. Então, esperamos que os casais se inspirem nela”, completa.

Continuando no mundo digital, mas saindo do YouTube e indo para o streaming, chegamos à música que Henrique & Juliano consideram como o pontapé inicial do sucesso nacional da dupla. Lançada no primeiro DVD dos irmãos, “Ao Vivo Em Palmas “(Som Livre, 2012), “Recaídas” ganhou vida própria na internet. Tanto que, enquanto “Cuida Bem Dela” e “Até Você Voltar” dominavam as rádios, ela fechou 2014 como a música mais executada no Spotify. “Foi com essa música que a galera nos descobriu como intérpretes do gênero romântico”, diz Henrique. Com o sucesso da faixa, a dupla resolveu gravá-la também no projeto “Ao Vivo Em Brasília”.

Independente de lançar baladas românticas ou faixas mais animadas, Henrique & Juliano prezam muito pelo conteúdo das letras. Uma das maiores preocupações dos sertanejos é que suas músicas sejam ouvidas por pessoas de todas as idades. “A gente não quer chocar o ouvido de uma criança de sete anos nem agredir o de um senhor de 70. Então, a faixa etária do nosso público é muito grande. É gratificante ver pessoas de todas as idades cantando nossas músicas nos shows”, explica Henrique.
Sucesso x Pressão

Quanto mais sucesso os músicos fazem, maior é a pressão que eles sentem em relação ao trabalho seguinte. Isso é quase que regra geral no mercado. No caso da dupla, mesmo com o atual DVD não tendo completado um ano no mercado, uma parte do público já aguarda por material inédito. “Quando lançamos o primeiro DVD, e com a repercussão dele, sofremos pressão natural na produção do segundo. Agora, essa pressão é muito maior”, analisa Juliano. “O fato de gravar um bom repertório e disponibilizá-lo na totalidade na internet faz com que ele pareça mais velho do que realmente é”, completa Henrique.

A dupla ainda não definiu se o próximo produto inédito será um DVD, CD ou até mesmo um clipe para uma nova música. A única certeza é que, seja o que for, será lançado apenas no próximo semestre. Isso não quer dizer que Henrique & Juliano não estejam com os ouvidos atentos para as novidades. “Estamos sempre analisando as movimentações do mercado sertanejo. Temos que ficar por dentro do que está rolando. Todos os dias ouvimos músicas novas, enviadas por compositores de todo o país”, explica Henrique. “Então, já temos algumas delas selecionadas. Posso garantir que o material é muito bom, mas ainda não sabemos o formato em que será lançado”, completa o irmão. O empresário Wander Oliveira sempre confiou no taco dos cantores. “Discutimos o repertório juntos. Porém, eles são jovens e estão antenados com aquilo que o público da idade deles curte e ao que repercute nas redes sociais”.

O lado irreverente

Claro que quem acompanha a carreira de Henrique & Juliano sabe que eles não focam apenas no romantismo. Todos os trabalhos lançados pela dupla até hoje mesclaram canções de amor com outras mais animadas, com letras irreverentes e clima festeiro. Aliás, a primeira música da dupla a ter certa repercussão foi a vanera “Não Tô Valendo Nada”, gravada em parceria com a dupla João Neto & Frederico, então colegas de escritório.

Fora do palco, é o lado irreverente que predomina. Com a alegria de quem faz o que sempre sonhou, Henrique & Juliano divertem quem está ao redor ao brincar com todas as situações. Alguns vídeos postados nas redes sociais estão aí para comprovar a veia comediante dos sertanejos. O que alguns ainda não sabem é que, desde bem cedo, os irmãos já sabiam como fazer as pessoas rirem. As primeiras apresentações de ambos foram como integrantes de uma banda cover dos Mamonas Assassinas. “Eu tinha uns seis anos. Agora, imagina a cena: um monte de crianças de cueca em cima do palco, sem saber tocar nada. Eu, por exemplo, tocava bateria que, na verdade, eram duas panelinhas”, diverte-se Juliano. “E, ainda por cima, só dublávamos”, relembra Henrique.

Via Portal Sucesso

Curta Balada
Quer anunciar em nosso website? mande e-mail para: contato@curtabalada.com.br